segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Faz a diferença

Dar o próximo passo quando não há pontes, construir um jardim no meio do deserto ou dizer um "oi" em meio ao silêncio. Tudo isso faz a diferença.
Por vezes, ficamos emburrados porque fulano não me telefonou, porque cicrano não me cumprimentou ou porque a fulaninha de tal deixou de comentar minhas fotos.Pequenos gestos fazem a diferença, atitudes de pacificação demonstram sabedoria e maturidade.

Hoje, quando entrei no Orkut, vi a irmã da minha melhor amiga lá, entre as pessoas que me visitaram; e ela não tinha deixado nenhum recado, nem comentado nenhuma nova foto (das inúmeras três fotos que postei). Fiquei chateada, confesso; mas, como sou daquelas que gosta de cutucar onça com vara curta, pensei: Vou passar no Orkut dela e dar uma bronca por ela não ter dito nenhum olá.

Foi aí que me lembrei: eu é quem tinha ido ao Orkut dela no dia anterior e não deixara nenhum recado, muito menos comentei as fotos que passei para "fuçar". Não podia fazer outra coisa a não ser comentar com ela o ocorrido, para rirmos um pouquinho.

Tudo isso me fez pensar em como pequenos momentos definem nosso caminho. Um simples "olá" pode sim fazer toda a diferença. Quantas vezes tudo que eu precisava no dia era um abraço carinhoso e, inesperadamente, eu recebia de alguém que eu nem mesmo cumprimentava constantemente.

A vida é feita de escolhas. Escolher amar ao próximo não é somente ir para a guerra cuidar daqueles que são vítimas de fogo cruzado (isso também é); mas, escolher amar ao próximo é se doar, estender a mão, cruzar a ponte que ainda não foi construída, é dar o braço a torcer, é abrir mão do nosso "direito".

Eu escolhi fazer a diferença, escolhi dizer "oi" quando o fulano me vira a cara, escolhi ser a flor no meio do deserto. Por mais belo que seja o jardim, se não houver água, não haverá flor; eu escolhi ser a fonte que a maioria não dá o mínimo valor!

Ah, e Sávia, obrigada por me dar a inspiração para hoje!!!

Um comentário: