terça-feira, 20 de outubro de 2009

Aos meus amigos

Amigo, palavra tão simples, tão comum, mas tão profunda. Amigo não se define pela cor, sexo, nacionalidade, idade. Amigo se define pela intensidade com que a amizade é vivida.

Tenho aprendido, a duras custas, o quanto uma amizade verdadeira precisa "sofrer" para se provar. Não digo dar provas de que sou amigo; digo provar que a amizade é vivida com tamanha entrega que ela perdura, aconteça o que aconteça.

Amizade não se mede no tempo ou na distância. Amizade, aquela verdadeira, não a de esquina, amizade mesmo, não tem prazo de validade nem tempo mínimo como requisito para ser amizade. Os últimos eventos na minha vida tem me provado, embora eu por vezes lute contra isso, que uma amizade, por mais longa que seja, pode não ser uma amizade verdadeira, se não há intensidade nesse relacionamento.

É preciso confiança recíproca, uma amizade verdadeira não vive sem "novidades". Não dá pra você nunca saber o que acontece com a pessoa; não aquilo que todo mundo sabe, mas aquilo que amigos devem saber, e dizer que, ainda assim, existe uma amizade real.

Não importa quantas vezes você dormiu na casa do seu amigo, ou foi para passeios com ele, ou a quanto tempo vocês se conhecem, nem se você sabe, com certeza, se ele prefere sorvete de morango ou  de chocolate. Tudo isso influencia, mas não é tudo (e eu prefiro sorvete de creme, caso vocês se perguntem). O que realmente conta é o quanto cada um se doa para que a amizade seja construída. O quanto cada um está disposto a perdoar os erros que serão, sem sombra de dúvida, cometidos, porque, afinal de contas, aonde tem humanos, tem erros.

No final (não da amizade, mas da conclusão) o que realmente vale é o esforço que cada um faz para manter aquela amizade, porque, pensando bem, por mais que nos doemos, no fim, ganhamos muito mais quando descobrimos que aquele amigo é mais chegado que um irmão.

Infelizmente, muitos, senão a maioria, se vai. É a vida; amigos de infância, amigos de colégio, amigos de faculdade. Mas apenas aquela amizade, que nasceu despretensiosamente, que cresceu e se fortaleceu, venceu as barreiras impostas (no nosso caso, a distância), somente esses amigos, serão aqueles que realmente traduzem a palavra amizade.

A todos aqueles que um dia caminharam junto, mas, por alguma razão, se afastaram, meu recado é: ainda estou aqui; as portas nunca se fecharam; você que construiu um muro, quando tudo que precisávamos era uma pontinha.


Àqueles que ainda estão comigo, meu muito obrigada. Saibam que valeu a pena!! Sua amizade faz diferença cada dia na minha vida.


E, por fim, àquela com quem começo a construir uma proveitosa amizade, que, tudo aponta, uma verdadeira amizade, obrigada por me permitir ser eu mesma!!

A todos, minhas saudades.

=)

2 comentários:

  1. Kkk.
    Amiga eu gosto de sorvete gostoso. Mas sorvete e chocolate são as minhas perdições.
    Me levaram numa sorveteria na asa Sul é uma gostosura hehehehe.
    Que acho curioso, que a nossa amizade fortaleceu com a distância. A distancia aproximou a gente hehehehe


    Beijo, da sua amiga Genilcia

    ResponderExcluir
  2. huahuahau Nossa, aqui em SP ainda não encontrei aquela sorveteria! Na verdade, aqui tem muito desses sorvetinhos de rua, então não tem muitas opções de sorveteria de bola... eu fui um dia desses numa de gelato italiano, muito boa, fabricação artesanal!!
    E é verdade, a distância nos aproximou mais ainda... ainda bem!! =)
    Obrigada por fazer parte da minha vida
    Beijos

    ResponderExcluir