quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Como não poderia deixar de ser

Sim, eu virei comentarista de futebol, e das boas, modéstia totalmente a parte.
Nunca fui intimamente ligada ao futebol ou ao esporte em geral, nunca gostei de praticar nenhuma modalidade esportiva, por preguiça e por não querer suar. Mas, sempre gostei de assistir e conhecer.
Pois bem, como já disse, São Paulo respira futebol, vive pelo futebol, e, infelizmente, até mata pelo futebol. Logo, não tive como não me tornar futebolistíca!!

Mas, vamos ao que realmente interessa. Deixo desde logo claro que eu sou Flamenguista, com todas as letras e cores, afinal de contas, não é porque eu moro em Sampa que eu tenho que torcer para time daqui, até porque, "uma vez Flamengo, sempre Flamengo"
E como boa flamenguista que sou, não poderia deixar de assistir ao jogo do PalmeirasXGrêmio ontem, afinal de contas, o Palmeiras tornou-se rival direto do meu Mengão!! Nada contra os palmeirenses, mas sou flamenguista, ora bolas!!

E que jogo foi aquele; não pela emoção, que ficou bem aquém do que eu esperava, nem pelos lances técnicos e precisos, porque foi um jogo bem feinho, por assim dizer. Mas o que me chamou mesmo a atenção, assim como do Brasil inteiro, foi a cena deplorável entre os jogadores palmeirenses, Obina e Maurício.
Como já disse um quinzelhão de vezes, nunca fui fanática pelo futebol, assim como continuo não sendo; mas o que eu sempre entendi é que o que realmente importa é o time, é o nome, é a camisa. Jogadores vão e vem, mas o time permanece.
O que vimos ontem foi um total e completo desrespeito não apenas um para com o outro e seus companheiros, mas para com a tradição de um time praticamente centenário.

A decisão da diretoria em expulsar os dois jogadores envolvidos na lamentável ocorrência deve ser aplaudida de pé; o que se pretende preservar é o time! Hoje, é muitissimo raro encontrar jogadores como os goleiros Rogério Ceni e Marcos; que vestem a camisa do seus times, não porque simplesmente estão ali de passagem, mas porque compraram o nome, porque defendem uma tradição, defendem o amor ao clube.

Foi lamantável a decisão egoísta daqueles dois jogadores; o Palmeiras, embora perdendo de 1X0, ainda tinha 45 minutos para virar aquele jogo, jogo esse, decisivo!!! É claro que eu torcia contra,  mas sei admitir que o Palmeiras ainda tinha boas chances. Mas a imaturidade dos dois prejudicou de forma clara o time. A punição dada pelo árbitro foi corretíssima, e a decisão da diretoria do Palmeira, louvável.
Agora, as apostas não são mais pelo campeonato, mas pelo G-4, porque no ritmo que anda, duvido que o Palmeiras consiga uma vaga na Libertadores.

Outro jogo eletrizante ontem foi o do Fluminense X Cerro Porteno, pela Sul-Americana. Esse sim é um jogo daqueles que dá gosto de assistir. O Flu merece meus aplausos. Que garra! Que coragem!
O jogador Fred tem sido, disparado, o melhor jogador do Fluminense, e me arrisco até a dizer, se não o melhor do campeonato brasileiro, tá entre os três. A matemática é simples: 10 gols em 10 partidas!!!! Ele tirou o Flu da lanterna do campeonato brasileiro e agora, as probabilidades de não cair, são maiores do que a de cair para a 2ª divisão.

Voltando à Sul-Americana, com um grande jogo, o Flu conquistou a vaga de finalista!! A festa foi merecidíssima, e a torcida deu o grito pela vitória!! Foi lindo o espetáculo de cores, canções e expressão de amor ao time.

Agora, o que também é preciso comentar é o grande desrespeito dos jogadores paraguaios (ou são uruguais??) para com o time da casa. Eles não tem medo de morrer não?  Não sou a favor de nenhum tiipo de violência, deixe-se bem claro, é apenas modo de expressão. Mas, em pleno Maracanã, querer dar uma de "luto pela honra", aff... tá querendo confusão, e das grandes.
Mais uma vez, a atitude do capitão Fred foi incomparável. Ele agiu com imparcialidade, defendendo os seus e incentivando os jogadores estrangeiros a cessarem a discussão. Parabéns ao Fred.

Bem, como ontem fui dormir quase uma hora da manhã, porque fiquei assistindo a todos os programas de comentários sobre futebol depois (não bastasse já ter assistido aos jogos), eu vou me indo; ainda é cedo, eu sei, mas tenho que trabalhar também!

Por fim, independente de time e torcida, o que mais importa é jogo limpo e vitória bem ganha!

Abraços

A comentarista recém descoberta,


Rachel=)

Um comentário:

  1. ... Deus meu como pode!?
    A menina sai de Brasília boazinha, com a cabeça limpa.... E como ela mesmo diz, esta em "Sampa" a terra que respira futebol, ama futebol, a terra do TIMAO e me vem com essa de ser flamenguista? Ora bola digo eu benzinho.... O que aconteceu com vc? Eu nao sei tanto de futebol, mas pelo pouco que sei flamengo nao é um club paulista e sim carioca.

    ... Amiga, te amo do mesmo jeito!!!
    Adorei essa sua parte "Comentarista".

    Bjus sempre
    Te Love You!!!

    Cyntia Dias

    ResponderExcluir