quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lições recentes

Situações cotidianas nos ensinam mais do que grandes e longas palestras, vai por mim.
E essa semana um estranho me deu ensinou uma lição só ao passar por mim, e outra fui eu quem aprendi mesmo.

Ia eu, no auge da minha TPM, querendo esmurrar o mundo, a caminho do Escritório. Quase chegando, vi um rapaz (que não tinha mais do que trinta anos) com uma barba super densa. Cobria metade do rosto, super espessa! E é claro que me chamou a atenção.
Continuei analisando a figura: camisa social branca, gravata azul clara, calça social cinza com risca de giz e.... um enorme tênis tipo jogador de basquete!! Não que o pé fosse grande, mas o tênis era grande. Estilo "boca de sapo", como diria minha mãe.

Aquela cena, inevitavelmente, me fez rir. Rir alto. Rir de verdade. Sozinha, no meio da rua, sem ninguém para em entender. Sem ninguém para me criticar.
E aí percebi algo: pequenos gestos, pequenas palavras, um olhar, um sorriso, um abraço! Pequeninos segredos que mudam uma vida! Não é preciso som muitas vezes, é preciso apenas atitude.
Para ser feliz não é preciso muito. Não é preciso ter, estar, fazer, conseguir. É preciso ser, apenas ser.
Gestos de delicadeza, de gentileza podem mudar o dia, o humor, a história de uma pessoa.
Quantos pequenos gestos você tem feito ultimamente? Isso me fez pensar.

A segunda lição foi: somente quando corremos o risco de perder aprendemos a valorizar.
Como todos que me acompanham sabem, deixei meu celular, agora apelidado de filhote, aprender a nadar! Obviamente o resultado não poderia ter sido outro: NADA!! 
O desespero foi total! Tristeza na Av. Paulista, perdida em meio ao mundo!
E, depois de cinco dias, lá veio o resultado: a garantia cobriu tudo! Como? Não sei; mas sei que cobriu. Nenhum centavo, nenhum dano, e ainda tenho mais três meses de garantia!!

E você está se perguntando aonde entra o aprender a valorizar. É que eu queria trocar meu aparelho. Estava classificando-o como obsoleto! Quanta ilusão! Meu aparelho não tem tela touch scream, mas isso não retira o fato de que a conexão dele com a net é perfeita, meu acesso ao Facebook é incrivelmente igual ao de um computador!! Felicidade total!

E isso me fez pensar que talvez precisemos apenas deixar a coisa acontecer, dia-a-dia, perceber, por si só, o valor de pequenos gestos, pequenas frases, pequenos presentes (que nem são presentes). Valorizando os outros, valorizamos a nós mesmos! Valorizando a vida, valorizamos a felicidade de viver!

Abraços

Sua sempre

Rachel=) (no momento, muito feliz!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário