quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Valores e princípios

Ainda sou uma "menina de família", naquele velho sentido de que isso significa ter princípios e valores concretos.
Hoje, conversando com uma colega da faculdade, começamos falando sobre a Emenda Constitucional nº 66/10 que modificou (?) os requisitos para a dissolução do casamento.
Do puro Direito passamos para uma análise da realidade que nos cerca (muito embora dela não façamos parte).
E chegamos a uma triste constatação: estamos vivendo dias maus. 

Os princípios e valores desta nossa sociedade moderna se corromperam e se degradaram a tal ponto que me pergunto quais ideais e modelos meus netos terão?
Infelizmente, o troca-troca de "parceiros" tornou-se algo totalmente aceitável; me desculpem, mas ainda cultivo o princípio de que casamento é para a vida toda, e que relacionamentos devem ter propósito.
É só dá um pulinho em uma vara da família para perceber quantos filhos sem pai pleiteiam pensão alimentícia. Pior do que isso, é quando vemos casos em que a mãe não sabe quem, entre os três homens possíveis, é o pai do seu filho (isso quando nenhum dos três é o pai).

E  não é apenas isso; a banalização da imagem da família, como pilar da sociedade, tem cooperado para uma sociedade violenta e sem qualquer sentimento de consideração pelo próximo.
Ontem fiquei chocada com a notícia de que uma menina de 14 anos teve sua virgindade rifada por uma "colega" de escola pelo preço de R$ 50,00 e acabou sendo brutalmente estuprada por três homens durante quatro dias! (http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=100000338378

Há alguns anos alguém chegou a conclusão de que a sociedade precisava evoluir, se modernizar. Espero que esse alguém ainda esteja vivo para que veja o que sua "grande" ideia gerou: pessoas individualista, desprovidas de sentimentos altruísticos, construtores de uma sociedade imoral e pervertida.

Mas eu ainda tenho valores e princípios que me garantem andar na contramão com a segurança de quem sabe quem é e aonde quer chegar.

Abraços

Sua sempre, 

Rachel=)

2 comentários:

  1. Primeiro: eu ñ imaginava que essa pessoa tinha um blog!
    Segundo: Axo q esse blog nunca se desfará pelo motivo da necessidade dessa pessoa em falar!
    Tereceiro: Parabéns Rachel, ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga, infelizmente o direito acompanha "evoulução" da sociedade. Na minha concepção, deste quando o mundo é mundo, sempre foi assim, mas agora que estão mostrando as 'caras". Antigamente, as coisas eram feitas as "escuras".
    Quando estava estagiando na defensoria, eu fiquei revoltada com tanta criança inocente, no meio de briga entre pai e maãe. Concluiu que: quando vão procurar o direito dá criança, estão pensando no seu próprio ego, embora, não se aplica a todos, mas para grande maioria.
    ass: Genilcia

    ResponderExcluir